Membros

O trabalho foi elaborado por duas professoras do ensino básico e secundário dos Açores, Ana Maria Gonçalves e Cândida Santos que estão a frequentar um curso de Pós-graduação e Formação Especializada em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor. Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de Avaliação, Programação e Intervenção aliado aos conhecimentos adquiridos na disciplina de TIC, ministrada pela Doutora Fátima Paiva  e pela Doutora Tereza Ventura, respectivamente, da Universidade Fernando Pessoa.

Ana Maria Gonçalves, professora do 3º Ciclo e Secundário do grupo 520, Biologia e Geologia,  licenciada na Universidade dos Açores. Possui uma Pós-Graduação em Educação Sexual em Contexto Escolar e Comunitário.  Experiência profissional 17 anos de serviço no ensino Básico e Secundário nas escolas da Região Autónoma dos Açores. Já concluiu a Pós-Graduação em Educação Especial, domínio Cognitivo e Motor estando atualmente a elaborar a tese de mestrado e a leccionar na Escola Secundária Antero de Quental.

Cândida Santos, licenciada pela ESE de Viana do Castelo no curso de professores do 1º ciclo, variante Português e Inglês em 2004. Realizou Erasmus durante um ano na Holanda em Breda onde teve contacto com várias escolas desse país. Após terminar o seu curso, iniciou a sua actividade profissional nos Açores. Já trabalhou na EBI do Topo em São Jorge, EBI da Horta no Faial, EBI dos Biscoitos na Terceira, na EBI de Capelas em São Miguel, na EBI dos Arrifes em São Miguel e actualmente está a leccionar em  São Miguel na EBI Água de Pau.  Realizou também uma formação online/laboratório de escrita criativa do Instituto Camões com o professor Luís Carmelo. Já concluiu a Pós-Graduação em Educação Especial, domínio Cognitivo e Motor estando actualmente a elaborar a tese de mestrado.

Colaboradoras na elaboração de material didáctico:

Língua Portuguesa

Venilde Cordeiro, bacharel em 1984 no curso do 1º ciclo e licenciada no Curso de Sociologia pela Universidade dos Açores entre 1997-2001. Trabalha desde 2000 na EBI de Arrifes até a actualidade. Docente com experiência profissional de 26 anos e com experiência na actualidade com alunos surdos. Actualmente, colabora com o projecto Ouve o silêncio.

Biologia

Helena Franco Carreiro, professora do quadro de nomeação definitiva da Escola Secundária das Laranjeiras. Lecciona o 3º Ciclo e Secundário do grupo 520, Biologia e Geologia,  licenciada na Universidade dos Açores. Possui uma Pós-Graduação em Educação Sexual em Contexto Escolar e Comunitário.  Experiência profissional 20 anos de serviço no ensino Básico e Secundário nas escolas de Ponta Delgada.