Surdez

Um indivíduo é classificado como surdo quando tem uma perda auditiva superior a 90 decibéis (dB), é portador de uma surdez profunda do tipo neuro-sensorial que o impede de ter acesso à zona conversacional da fala, ou seja, de aceder à linguagem oral, pela audição. Como não consegue ouvir-se a si próprio, vai perturbar ainda mais a sua ligação ao mundo. Usa-se o termo surdo, no senso comum, quando se faz referência ao surdo profundo.

Gosta de ouvir o som do mar?

Tem medo daquele cão que ladra?

Detesta quando aquela criança chora?

E se, de repente, deixasse de ouvir?

Teria ido mais vezes ouvir o mar?

Gostaria mais do som do cão?

Gostaria do choro de uma criança?

9 pensamentos sobre “Surdez

    • Imagina um mundo sem sons… sem o barulho do vento, do mar, dos carros na cidade, das gargalhadas dos amigos, das palavras dos teus pais, da música. Pensa que mesmo à noite, no silêncio da noite no teu quarto não estás mesmo no silêncio… continuas a conseguir ouvir os pequenos sons da cama a ranger, dos passos dos adultos, do carro no final da rua. Agora imagina que não conseguias ouvir nada disto, imagina uma escuridão total de sons e vais conseguir perceber como é o mundo de uma pessoa surda.

      É óbvio que um mundo silencioso será diferente do teu… mas isso não significa que as crianças surdas não consigam perceber-te ou comunicar contigo. Aliás, conseguem viver uma vida perfeitamente normal, brincar, estudar, trabalhar, etc. E tu, se tiveres um amigo surdo ou se encontrares alguém surdo, podes ter alguns cuidados para facilitar a comunicação entre os dois.
      (Retirado do INR – Instituto Nacional de Reabilitação)

      O surdo comunica através da expressão, dos movimentos e dos silêncios!

  1. Um blogue inclusivo é uma aposta meritória: permite-nos olhar o mundo e olharmo-nos a nós próprios reflectindo mais profundamente, com os outros, sobre as nossas atitudes e valores, revalorizando-os, para além da partilha e aumento do nosso conhecimento. Bem hajam!

  2. Que boa ideia construir um blog desta natureza.
    Acho que os professores com alunos com déficit auditivo terão agora um local onde poderão partilhar as suas angústias e descobertas.

    Parabéns!

  3. Minhas queridas

    Parabens pelo vosso excelente trabalho. Só faz sentido aprender para partilhar. Estou muito feliz por ter estado convosco e ver que valeu a pena o que partilhamos. Com a vossa autorização vou enviar a todos os colegas que neste momento se estão a formar, aliás como costumamos fazer. De todos para todos. Todos juntos pela INCLUSÃO. é o lema do nosso trabalho . Obrigada por me terem surpreendido.
    Um abraço

    • Olá,
      Agradecemos o incentivo! Pode divulgar o trabalho. O nosso intuito é partilhar o nosso trabalho com a comunidade educativa.
      Abraço,
      Ana e Cândida

  4. Bom trabalho!
    Parabéns pela criação deste espaço de partilha. Os professores e técnicos que trabalham com crianças/jovens surdos precisam criar a “cultura da partilha”. É na troca que aprendemos e que nos vamos formando profissionalmente. Vou partilhar!

  5. É muito bom poder aprender mais sobre o universo dos mudos, excelente trabalho, parabéns!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s