História

Antiguidade

Os surdos foram maltratados ao longo da história. Foram vítimas de extermínio e segregação pois eram olhados como uma aberração.

No Egipto os surdos eram adorados mas na China, por exemplo, eram atirados ao mar. Só no fim da Idade Média é que começou a ser encarado como uma deficiência auditiva, sob o ponto de vista científico. Os Romanos privavam o Surdo de todos direitos legais. Eram confundidos como retardados. Não podiam se casar (até séc. XII).

Foi na Idade Moderna que se distinguiu, pela primeira vez, surdez de mudez. A expressão surdo-mudo, deixou de ser a designação do Surdo.

Século XVI

  • Girolamo Cardano (1501-1576)
    Médico italiano interessado em estudar o caso do seu filho surdo. Cardano encontrou por casualidade o livro de Rudolphus Agricola. Defendeu que o emprego de palavras faladas não era indispensável para se compreender as ideias, mas defendeu que era necessário aprender a ler e a escrever.
  • Pedro Ponce de Leon (1520-1584)
    Monge beneditino católico, estabeleceu a primeira escola do Mundo para pessoas surdas, no Mosteiro de S. Salvador, perto de Madrid. Ensinou aos surdos primeiro a escrever mostrando-lhes o objecto, depois vocalizavam as palavras a que correspondiam. Foi o criador deste método a que os alunos reagiam bem. Guardou os registos dos seus métodos, mas foram destruídos por um incêndio.

Século XVII

  • Juan Pablo Bonet (1579-1620)
    Educou elementos surdos da mesma família nobre. Em 1620 publicou A Simplificação do som e a forma de ensinar o surdo a falar. Acreditava que era imprescendível ensinar o surdo a aprender um alfabeto manual.
  • Juan Bulwer (1614-1684)
    Médico inglês. Publicou  em 1644, A Língua Natural da Mão e A Arte da Retórica Manual. Estava convencido que a língua manual era natural de todos os homens, sobretudo para os surdos e era útil o uso de um alfabeto manual.
  • Jorge Dalgarno ( ? -1687)
    Em 1680, Dalgarno publicou O Tutor do Homem Surdo e Mudo. Neste livro defendia diferentes maneiras de ensinar a língua aos surdos. Defendia que a que a utilização do alfabeto manual era mais prático.

Século XVIII

  • Carlos Michel de L´Epee (1712-1789)
    Foi sacerdote durante 25 anos e mais tarde interessou-se pelo ensino dos surdos. Em 1760, iniciou o Refúgio para o Surdo em Paris para surdos de meios sociais desfavorecidos  e ensinou as crianças surdas na escola em Truffaut, França, entre 1762-63. Em 1776, publicou Instrução do Signo Surdo e Mudo Metódico. Ficou famoso na Europa devido ao seu trabalho com os surdos. Reconheceu o valor da Língua Gestual dos surdos. Contudo, segundo Lane (1997), ele não entendeu que existia uma verdadeira linguagem estruturada entre surdos. Assim, tentou criar um sistema de gestos e gramática francesa oral.
  • Abbe Roch Sicard (1742-1822)
    Foi aluno de Carlos Michel de L´Epee para ser professor de surdos e designaram director da escola. Em 1782, abriu uma escola para surdos em Bordéus. Escreveu A Teoria dos Signos.
  • Samuel Heinicke (1727-1790)
    Os métodos de Heinicke eram estritamente orais. Opôs-se fortemente à utilização da linguagem de signos. Teve grande sucesso no ensino a um jovem que aprendeu a falar, a ler os lábios e a escrever. Em 1778, abriu a primeira escola para os surdos na Alemanha. Ficou conhecido como o Padre do Método Alemão.
  • Thomas Braidwood (1715-1806)
    O homem mais excepcional em Inglaterra, preocupado com a educação dos surdos. Em 1760, fundou, em Edimburgo, a primeira escola na Grã-Bretanha como academia privada. Em 1783, transferiu-se para Londres e recomendou o uso de um alfabeto onde se utilizassem as duas mãos que ainda hoje está em uso na Inglaterra.

Século XIX

  • Thomas Hopkins Gallaudet (1787-1851)
    Juntamente com Laurent Clerc fundou a primeira escola de surdos na América. Depois de ter aprendido os métodos de ensino com Sicard.
  • Laurent Clerc (1787-1851)
    Estudante surdo que trabalhou com L´Epee e Sicard, deu aulas na Instituição Real para o surdo em Paris. Em Abril de 1817, juntamente com Gallaudet estabeleceram a primeira escola em Hartford, Connecticut.
  • Alexandre Graham Bell (1847-1922)
    Em 1872, abriu uma escola de educação para professores de surdos, em Boston. Bell tentou encontrar algum meio mecânico de modo a tornar o discurso visível e desenrolar a amplificação. Durante as experiências inventou o telefone. Era contra o uso da Língua Gestual.~
  • Congresso de Veneza Em 1872, no Congresso de Veneza, decidiu-se o seguinte:
  • O meio humano para a comunicação do pensamento é a língua oral;
  • Se orientados, os surdos lêem os lábios e falam;
  • A língua oral tem vantagens para o desenvolvimento do intelecto, da moral e da linguística
  • Conferência de Milão de 1880
  • A 6 de Setembro de 1880, os educadores de surdos de todos os países reuniram-se em Milão para um Congresso Mundial de Educação de Surdos. As discussões foram sobre os edifícios e os métodos de ensino. Cada representante falou sobre o método usado na instrução e educação. Todos os países com excepção dos Estados Unidos adoptaram o método oral como o preferido.O Congresso de Milão, em 1880, foi um momento obscuro na História dos surdos, uma vez que que lá um grupo de ouvintes tomou a decisão de excluir a língua gestual do ensino de surdos, substituindo-a pelo oralismo (o comité do congresso era unicamente constituído por ouvintes.). Em consequência disso, o oralismo foi a técnica preferida na educação dos surdos durante fins do século XIX e grande parte do século XX.O Congresso durou 3 dias, nos quais foram votadas 8 resoluções, sendo que apenas uma (a terceira) foi aprovada por unanimidade. As resoluções são:
  1. O uso da língua falada, no ensino e educação dos surdos, deve preferir-se à língua gestual;
  2. O uso da língua gestual em simultâneo com a língua oral, no ensino de surdos, afecta a fala, a leitura labial e a clareza dos conceitos, pelo que a língua articulada pura deve ser preferida;
  3. Os governos devem tomar medidas para que todos os surdos recebam educação;
  4. O método mais apropriado para os surdos se apropriarem da fala é o método intuitivo (primeiro a fala depois a escrita); a gramática deve ser ensinada através de exemplos práticos, com a maior clareza possível; devem ser facultados aos surdos livros com palavras e formas de linguagem conhecidas pelo surdo;
  5. Os educadores de surdos, do método oralista, devem aplicar-se na elaboração de obras específicas desta matéria;
  6. Os surdos, depois de terminado o seu ensino oralista, não esqueceram o conhecimento adquirido, devendo, por isso, usar a língua oral na conversação com pessoas falantes, já que a fala se desenvolve com a prática;
  7. A idade mais favorável para admitir uma criança surda na escola é entre os 8-10 anos, sendo que a criança deve permanecer na escola um mínimo de 7-8 anos; nenhum educador de surdos deve ter mais de 10 alunos em simultâneo;
  8. Com o objectivo de se implementar, com urgência, o método oralista, deviam ser reunidas as crianças surdas recém admitidas nas escolas, onde deveriam ser instruídas através da fala; essas mesmas crianças deveriam estar separadas das crianças mais avançadas, que já haviam recebido educação gestual, a fim de que não fossem contaminadas; os alunos antigos também deveriam ser ensinados segundo este novo sistema oral.
  • As atitudes de proibição de gestos não terminaram com as escolas especiais que ensinavam códigos de sinais aos surdos. Com os estudos efectuados por William Stockoe (1960)e Bellugi e Klima (1977) está situação alterou-se. No artigo de Stokoe chegaram mesmo a conclusão da existência da Língua Gestual pois obedecia a regras de construção de frases e palavras e tinham uma gramática própria. Foi atribuído o estatuto de Língua.

Referências:

http://www.casasonotone.com/surdez

http://www.dfjug.org/DFJUG/rybena/rybena_linha_tempo.jsp

Todas as 8 resoluções: História dos surdos no Mundo, página 66-68

59 thoughts on “História

  1. Lidar com pessoas que não falam deve ser uma maravilha, porque hoje em dia tem gente que fala tanta asneira e tem umas vozes tão enjoadas e uns sotaque tão irritantes, que seria melhor lidar com surdos e mudos. Pelo menos trabalhar com eles evita-se aborrecimento. Nada melhor que o silêncio!

    Abraços,

    Si Twingle :-)

  2. o ensino fundamental I deveria ter aulas de libras, para desde do inicio do processo de alfabetizacão as crianças podessem conhecer os sinais,e procurando despertando nas criasnças o quanto e divertido se comunicar em sinais, isto iria favorecer a socialização e a inclusão de crianças surdas

  3. Como as pessoas que tem dificuldade para ouvir e se espresar sofreram e tiveram que lutar sem falar para que alguém os ouvisse e os ajudasse.

  4. Ainda bem que tem como comunicar com os surdos e mudos, só estudando para que possamos entender e falar com eles

  5. A história dos surdos comove e reforça que a Língua Gestual é de extrema importância para o desenvolvimento de cada cidadão surdo. Mas o Congresso de Milão foi cheio de injustiças enquanto eram decididos o futuro e a educação de uma comunidade que praticamente não estava representada na ocasião. A sociedade mundial de ouvintes tem esse exemplo para considerar os Surdos, pessoas com sentimentos e ideias próprias.

  6. eu concordo em incluir essa lìngua de sinais nas escolas de hoje,além da grande oportunidade de acabar com o preconceito e a diferença social que existe entre alunos e professores.

  7. muito interessante esse assunto.as vezes nem percebemos o quanto é importante aprender e o quanto sofreram essas pessoas.pelo preconceito.pois apesar de serem surdas são tão inteligentes como nós que ouvimos

  8. Eu gostei de ter conhecido essa história dos surdos e modos,como eles sofreram sem poder se comunica,ainda bem que exestia pessoa que corria atrás de conhecimento.

  9. Excelente forma de trabalho para acrescentar em sala de aula no Ensino Fundamental I.Conheço muitas crianças com dificuldades de aprendizagem que após ter a oportunidade de aprender que o Silêncio tem voz,elas demonstram mais interesse em Aprender em sala de aula.

  10. O comentário da Simone L. F. Guimarães Says, é no mínimo insignificante nesta página. Acho que a mesma não assimilou o conteúdo à que se refere este artigo! É uma pena!

    O artigo desta página é interessante e de ótimo conteúdo!

  11. Aprender libras é muito bom e importante para a sociedade,pois nos abre uma grande janela, para a comunicação e também da liberdade!

  12. A conferência de Milão foi de extrema importância para a Educação para os surdos, tanto a língua oral como a gestual.

  13. penso que não devemos descriminar nem ouvintes e nem surdos como também devemos ter em apreço aqueles que são deferentes de nós quer pelo seu timbre,suntaque ou se sua fala e irritante ou não .acho que toda descriminação deve ser desprezada e temos que aprender a conviver com os nossos semelhantes

  14. Muito interessante poder aprender mais sobre os surdos, porque eles sofrem muitos preconceitos e necessitam ser compreendidos por todos.

  15. Vimos mais uma vez como a história é necessária em nossas vidas .Com esses relatos aprendemos a ter mais respeito pelas pessoas,e por toda a sua trajetória até os tempos de hoje.Agora depende apenas de nós mesmos para aprender este tipo de comunicação para que possamos não só falar mais também entenderas pessoas com deficiência auditiva.

  16. Já tive a oportunidade de trabalhar com alguns surdos, me sentia muito bem na presença deles, posso dizer que aprendi e cresci como pessoa.

  17. É muito importante aprendermos a comunicação de sinais, pois é mais completa e socializadora, sempre utilizei a leitura labial, mas agora aprenderei a Libra.

  18. Todos merecem e tem o direito de receber educação, e é fundamental aos educadores estarem preparados para tornar isso possível, tanto aos surdos e/ou mudos quanto a qualquer limitação que exista. Esta matéria só acrescenta qualidade no desempenho de todo e qualquer educador, para que possamos assim, atender as necessidades de todos. De parabéns!

  19. Em 2002 conhecí uma pessoa deficiente auditiva, que tinha sido educada pelos dois métodos.Tanto oral, como gestual (Libras). Era uma pessoa incrível, de uma cultura e valores inquestionáveis. Foi uma experiência muito agradável conversar com ela por várias horas sem perceber o tempo passar. Acredito que os dois métodos são válidos. um complementa o outro!

  20. Tudo que aprendo em Libras ,procuro transmitir para meus alunos do 1º ano do Ensino Fundamental,pois acredito que no futuro será muito bom para eles.

  21. Realmente é muito importante aprender libras,ja estive com uma pessoa surda, tentando se comunicar comigo atraves da linguagem gestual, e eu não entendi o que ela gueria.Espero que da proxima vez possa entender.

  22. a alguns anos atrás, e tive a experiência de trabalhar com dois surdo,e mudo. mas dava para entende-los, foi uma grande experiência.

  23. sempre tive o interesse de conhecer melhor libras pois trabalho com publico no meu dia a dia e convivo com surdos e mudos e quero aprender a comunicação com pessoas com deficiéncia auditiva

  24. Gostei muito da matéria…é uma pena que eles tenham tido tanta dificuldade inicialmente para formalizarem a lingua de sinais como sendo lingua..já tive a oportunidade de visitar uma reuniao realizada em libras e amei, pois eles trabalham muito com expressões, o que deixa tudo muito interessante.

  25. Ensinar a sociedade a falar libras é a maior forma de demonstração de igualdade, liberdade, justiça e democracia!

  26. Eu sempre tive muito respeito pelas pessoas surdas e mudas, e agora que estou estudando a matéria de libras fico impressionado pelo tamanho do histórico que eles tem, isso faz a gente ver que tudo é possível quando a gente quer, e que ninguém e limitado. Que Deus abençoe a todos.

  27. Ai quem diz ” ,,E melhor ouvir do que ser surdo” tudo bem que não foi fácil para os surdos daquelas épocas, mas estamos em outra época e nossos ouvidos são bombardeados por linguagens torpidas que se pudéssemos não ouvir seria melhor; Agora felicito os surdos que têm campo para trabalhar e estudar graças a essas pessoas idôneas e nos somos obrigados a “engolir” ou melhor ouvir oque não queremos.
    PARABENS! aos surdos e a todos que trabalham em prol DELES.

  28. Com esta história, vemos mais um exemple de discriminação das minorias. Por desconhecimento as pessoas ditas responsáveis por decisões importantes, decidem sobre o futuro de outra pessoas, por muitas vezes erroneamente. Graças a Deus o tempo e pessoas iliminadas conseguem com muito esforço reverter este quadro. Infelizmente sempre demora muito e com o sofrimento de muitos.

  29. Já lecionei para alunos surdos e mudos. Foi uma experiência impar da minha parte. Porque? porque pra mim aprendi que limitações no outro nos ensinam a transpor barreiras que por eles pode-se ensinar a todos nós. Foi bom!

  30. Este congresso foi uma injustiça para com os surdos. Isto mostra que devemos muito respeito às pessoas com necessidades especiais.

  31. Até chegar aos dias de hoje, vejo que houveram muitos empecilhos para a educação dos surdos e mudos. Que bom que podemos, e com grande satisfação, ver os cursos de Licenciatura inseridos nesse contexto, não só com os surdos mas com as deficiências em geral. Em particular estou feliz por ter a chance de participar em breve com o ensino e educação dos surdos.

  32. Trabalhar com surdos é gratificante,principalmente quando vemos que o trabalho realizado surtiu efeito. Mas é preciso ter amor ao próximo e saber respeitar os surdos pois eles tem muito a nos ensinar.

  33. Boa noite pessoal eu tenho uma sobrinha que é surda e muda mas ela infelizmente não fala libras pois ela só faz leitura labial,e tem mais ela tem um pouco de altismo,ela sofre muito eu sei da pra perceber que ela quer falar mas ninguém da atenção,todos a tratam com muito amor e carinho mas com uma pequena diferença,por causa de sua situação,hoje ela tem vinte e poucos anos mas com a mentalidade de uma criança de 3 anos eu a amo muito é minha sobrinha preferida e minha afilhada.

  34. Essa parte da historia explicitou o quanto mutos seres humanos foram excluídos e sofreram por não atenderem aos” padrões” de uma sociedade.O congresso mundial de Educação de Surdos realizado em Milão, em 1880, reunindo educadores de vários países, certamente com objetivos de regularizar metas para facilitar a aprendizagem através da língua gestual, que certamente por alguns já aconteciam e surtiam efeitos positivos, acabou sendo um retrocesso para a historia dos surdos, que não tiveram a oportunidade expressar a sua angustia O congresso foi coordenado por ouvintes, e de oito resoluções, apenas uma foi votada por unanimidade, a qual dizia que todos os surdos têm direito a educação cabendo a responsabilidade ao governo.

  35. Muito interessate saber que pessoas se preocuparam com deficiencias auditiva e oral e entenderam que todo individo independente de suas limitações tenham os mesmos direito de todo cidadão.

  36. Convivo com pessoas deficientes auditivas ha 27 anos e vejo que ainda existe muito preconceito por falta de esclarecimento e preparo da sociedade e área profissional. Eles enfrentam grandes desafios e são tão capazes quantos todas as demais pessoas que não possuem essa deficiência auditiva.

  37. Ainda temos muito preconceitos em relação as surdos,porém essas pessoas com dificuldade de audição se superam cada dia mais mostrado que podem conviver e se adaptar .cabe a sociedade rever seus conceitos em relação a isso.

  38. Aprendi muito sobre a historia dos surdos mudos,e vou tentar aprofundar mais porque ja trabalhei e trabalho com surdo mudo e as veses passo aperto ao tentar me comunicar com eles.

  39. no velho testamento todos esquerdos, surdos, mudos, eram considerados imundos e pecadores; com nosso entendimento e sabedoria podemos ajudar e ser útil para ajudar ao proximo.

  40. todos somos iguais mas sabendo que vivemos na mesma esfera e somos limitados e dependente uns dos outros.

  41. Foi muito bom ter acesso a essas historias sobre deficiência auditiva e compreender que ocorreu grande interesse de pessoas interessadas a mudar e a ajudar a mudar o rumo da vida dessas pessoas.Acredito que também posso me envolver nesse ato e fazer algo para contribuir também.

  42. Percebemos que o ser humano precisa envolver-se com a história da sociedade em que ele vive, em todos aspectos, e não somente fazer sua parte. É a primeira vez que me interesso por este assunto, fiquei maravilhado.

  43. Seria ótimo compartilhar o mesmo local de trabalho com pessoas surdas pois trariam um grande conhecimento de novos tipos de linguagens na qual se torna uma satisfação muito grande.

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