Inclusão Escolar

No decorrer do processo de inclusão, o docente deve transmitir ao aluno com Necessidade Educativas Especiais (NEE) sentimentos positivos e também afecto. É necessário que haja um ambiente confortável e positivo que permita o aluno alcançar o sucesso educativo. O discurso utilizado pelo professor deve ser cuidado de modo a não transmitir atitudes negativas que prejudiquem a sua auto-estima.

O processo de transição de uma aluno de um meio restritivo para um inclusivo deve ser preparado com tempo:

1. Todas as partes envolvidas devem fazer  um esforço cooperativo colectivo;

2.O professor deve ter acesso ao processo do aluno (competências actuais e competências esperadas);

3. O professor deve ter conhecimento das NEE específicas do aluno podendo adaptar a sala de aula às necessidades respectivas;

4. Dependendo da problemática o docente de Educação Especial pode vir a trabalhar com o professor da turma, com o objectivo de ajudar o aluno em tudo o que for necessário. No caso da integração de um aluno surdo é necessário uma interprete.

Antes do aluno ser integrado os alunos da turma devem ser informados da problemática do aluno NEE em questão que fará parte da turma.Sem nunca ser esquecido o direito à privacidade, devem ser facultadas informações gerais acerca da NEE para que os alunos ultrapassem qualquer medo ou alterem ideias incorrectas em relação à deficiência. Os alunos também devem ter acesso a vídeos ou histórias de pessoas com NEE que foram bem sucedidas como Thomas Edison. O docente também poderá adquirir alguns tampões para os ouvidos dos alunos regulares para que sintam o que significa ser surdo.

A interacção entre o aluno com ou sem NEE depende do professor. Devem ser estimuladas actividades cooperativas em pequenos grupos. Estas experiências normalmente permitem uma oportunidade de desenvolvimento social e emocional.

Um pensamento sobre “Inclusão Escolar

  1. A escola tem tido uma grande abertura em aceitar as crianças surdas. No entanto, existe uma grande diferença entre aceitar e poder ajudar a integração a todos os níveis na escola. A integração das crianças surdas com crianças ouvintes é muito importante. Mas continua a existir grandes lacunas ao nível dos recursos humanos e materiais.

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